Academia Electrão

O que é a Academia Electrão?

A Academia Electrão é um projecto da Amb3E que pretende contribuir para que o objectivo da economia circular se realize no âmbito dos vários tipos de resíduos que gerimos: embalagens, equipamentos eléctricos e pilhas.

A Academia Electrão é um concurso em que todos podem participar: universidades, empresas, indivíduos.

Queremos projectos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento da economia de uma forma sustentável.

A Amb3E, Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, entidade gestora da Rede Electrão, é responsável pela recolha e encaminhamento para tratamento e valorização de mais de 400 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (PA), gerados em Portugal.

Em 2018 a Amb3E tornou-se a única entidade gestora em Portugal que pode oferecer um serviço de gestão de 3 fluxos de resíduos: equipamentos eléctricos, pilhas e embalagens.

Categorias de projecto

A Academia Electrão irá premiar projectos relacionados com a inovação, a gestão sustentável e a sensibilização e comunicação.

Um contentor, uma aplicação digital, um novo portal, uma nova forma de reciclar ou reutilizar, uma campanha de comunicação…são projectos que sujeitos à avaliação de um júri podem vir a ganhar um prémio.

No âmbito destes projectos estão abrangidos todos os resíduos geridos pela Amb3E (embalagens, equipamentos eléctricos e pilhas).

Consulta as categorias a que podes concorrer, vê o regulamento e junta-te a este movimento .

Ponto electrão

Ponto electrão

Nesta categoria pretendem-se projectos relacionados com a contentorização de resíduos, promovendo a eficácia no armazenamento e transporte.

Reciclagem electrão

Reciclagem electrão

Os projectos candidatos a este Prémio deverão abordar os desafios e oportunidades da reciclagem, nas suas vertentes técnica, de mercado, design e artística.

Reutilização electrão

Reutilização electrão

Projectos que promovam a reutilização dos fluxos de resíduos geridos pela Rede Electrão, incluindo modelos de negócio, de reutilização e sistemas de recondicionamento e preparação para reutilização.

Digital electrão

Digital electrão

Aplicações digitais que promovam o aumento da eficiência dos processos operacionais, e de sensibilização, comunicação e educação dos cidadãos, por via da digitalização.

mobilização electrão

mobilização electrão

Campanhas que promovam a responsabilidade social e ambiental, com foco nos fluxos específicos de equipamentos eléctricos, pilhas e acumuladores e embalagens usadas.

Arte Electrão

Arte Electrão

Com o tema “Os plásticos nos oceanos“
Projectos artísticos que envolvam a comunicação sensibilização e formação sobre a temática dos plásticos nos oceanos.

Os prémios

A Academia Electrão irá atribuir prémios no valor máximo de 18.000 euros.

3.000 euros por cada categoria.

Os projectos são seleccionados pelo júri da Academia Electrão e os valores de cada prémio individualmente serão definidos a cada edição.

O Júri será composto por personalidades reconhecidas do panorama nacional que, pelo seu currículo, demonstram competências de excelência para avaliar as candidaturas e definir os projectos a premiar no âmbito da Academia Electrão.

O Júri da primeira edição é constituído por:

Alexandra Moura

Directora Criativa Designer Moda

Bordalo II

Artista Plástico

Graça Martinho

Professora Associada, Subdirectora FCT NOVA

Isabel Jonet

Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome

Jorge Delgado

Administrador e Presidente da Comissão Executiva, Compta S.A.

Rui Berkemeier

Associação ZERO

Vera Norte

Fundadora e Partner, Communicatorium