Academia Electrão

Equipamentos eléctricos de mobilidade com nova vid

Equipamentos eléctricos de mobilidade com nova vid

Em 2005, foi fundada a Brighter Future Workshop (BFW), uma organização de beneficência e sem fins lucrativos, com sede em Skelmersdale, Inglaterra. O objectivo desta organização é o de capacitar jovens com deficiências a recuperar equipamentos de mobilidade que depois são vendidos a preços acessíveis a outras pessoas com limitações de mobilidade. Os técnicos e mentores dinamizam as sessões de workshop transmitindo conhecimentos práticos de mecânica e electrónica.

De entre os equipamentos recuperados estão scooters eléctricas adaptadas, cadeiras de rodas eléctricas, cadeiras eléctricas e outros equipamentos que são doados por particulares ou mesmo por empresas fornecedoras deste tipo de produtos. Em Agosto de 2018, a BFW lançou uma campanha de crowdfunding para garantir a continuidade do projecto, numa altura em que contava já com cerca de 35 mil equipamentos recuperados e mais de 350 jovens capacitados.

Em 2017 o projecto chegou a receber o National Recycling Award na categoria de Inovação de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos. Este é um excelente exemplo de como a reparação para reutilização pode dar lugar a projectos com forte impacto ambiental e também social!

Este é um exemplo de projeto que poderia ser candidato à Academia Electrão na categoria de Reutilização Electrão! Se tens uma ideia não a deixes na gaveta. A Academia Electrão espera por ela. Imagina e materializa. Ajuda-nos a inovar!

11 fevereiro 2019