Academia Electrão

Desafio transforMAR promove recolha de plástico

Desafio transforMAR promove recolha de plástico

A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos e o Lidl Portugal, em conjunto com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Quercus, lançaram no último Verão o projecto “TransforMAR”, com o objectivo de sensibilizar para a importância dos comportamentos responsáveis nas praias e para os princípios da Economia Circular. O propósito foi o de desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos seus materiais e resíduos plásticos enquanto usufruíram do seu tempo na praia.

Durante cerca de três dias, em cada praia, foi colocado um plasticódromo (o depósito onde deveriam ser colocados os resíduos de plástico), que tinha a particularidade de apresentar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer o respectivo peso acumulado. Aliando comportamentos responsáveis a estilos de vida saudáveis, cada praia irá receber aparelhos de circuito de actividade física produzidos com recurso aos plásticos recolhidos.

No total, a iniciativa percorreu 14 praias de norte a sul do país numa grande campanha de recolha de resíduos plásticos que irão ser transformados em benefícios directos para as praias e respectivas comunidades, evitando que o seu destino final fosse o mar.

Iniciativas como o Projecto “TransforMAR”, que contemplam o envolvimento e a sensibilização das comunidades, são potenciais candidatas à Academia Electrão na categoria Mobilização Electrão! Junta os teus projectos e ideias à tua comunidade e candidata-te à Academia Electrão!

15 março 2019