Academia Electrão

App acompanha os resíduos até ao seu destino final

App acompanha os resíduos até ao seu destino final

A Recycle Track Systems (RTS), uma startup norte-americana, desenvolveu uma aplicação que disponibiliza um serviço de recolha de resíduos, estabelecendo a ligação entre quem se pretende livrar de algum tipo de resíduo e quem pode estar interessado nele. Além disso, os resíduos são monitorizados, permitindo que os clientes acompanhem o seu percurso até ao local de deposição.

Atualmente a RTS está a funcionar em Nova York, Filadélfia, Washington, Chicago e Boston. Restaurantes, escolas, hotéis, estádios e supermercados são os seus principais clientes, o que significa que esta ferramenta tem um impacto significativo na quantidade de resíduos gerados naqueles locais.

Com esta solução, a RTS espera conseguir encontrar melhores destinos para vários resíduos, incluindo resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, embalagens e desperdícios alimentares. No caso de resíduos com potencial de reutilização, estes serão encaminhados para centros de tratamento e/ou recuperação possibilitando que o seu tempo de vida útil seja prolongado. Já no caso dos desperdícios alimentares o objectivo é que estes sejam encaminhados para quintas locais que os utilizem na produção de composto orgânico.

Com o objectivo primordial de reutilizar, este projecto seria um possível candidato à categoria “Reutilização Electrão” da Academia Electrão. Não deixes o teu projecto ou a tua ideia fora desta iniciativa e candidata-te até ao dia 12 de Abril!

01 abril 2019