Academia Electrão

Embalagens de plástico convertidas em ciclovias

Embalagens de plástico convertidas em ciclovias

Aliar a reciclagem de materiais à mobilidade sustentável é uma realidade em Zwolle e Giethoorn, na Holanda, onde foram instaladas ciclovias feitas apenas com recurso a plástico reciclado.

Os trinta metros de cada uma destas vias destinadas unicamente a ciclistas integram 218 mil copos e 500 mil tampas de plástico. Simon Jorritsma e Anne Koudstaal da Plastic Road são os autores deste projecto.

No futuro, o objectivo é aplicar o plástico 100% reciclado em estradas, parques de estacionamento e plataformas ferroviárias, permitindo escoar de forma duradoura este tipo de resíduos. Ao permitir a reciclagem destes resíduos, estas aplicações baixam os impactos associados à sua construção, nomeadamente com a redução das emissões de dióxido de carbono.

A inovação nas ciclovias não se fica pela utilização inovadora do material, visto que estas incorporam sensores que permitem monitorizar a temperatura do pavimento e o número de bicicletas que passam na via. As características dos materiais utilizados facilitam o escoamento da água da chuva, reduzindo as zonas de acumulação.

Na Academia Electrão, um projecto como este  seria candidato à categoria “Reciclagem Electrão”. Se tens um projecto inovador e gostarias de o potenciar, aproveita a oportunidade e candidata-te à Academia Electrão!

24 abril 2019