Academia Electrão

Campanha sensibiliza sobre plásticos nos oceanos

Campanha sensibiliza sobre plásticos nos oceanos

O Ministério da Economia Marítima cabo-verdiano desenvolveu uma acção de consciencialização focada na necessidade de proteger os oceanos. Através de um filme denominado “O Restaurante” o público foi convidado a reflectir sobre os seus comportamentos e em como estes afectam as espécies marinhas e poluem os oceanos.

A criação e edição ficou a cargo do Grupo Maianga e a filmagem foi realizada pela Kriolscope. No vídeo, gravado com câmaras ocultas, é possível observar a reacção das pessoas a quem é servida uma refeição de resíduos de plástico, em vez do prato de peixe que tinham escolhido para a sua refeição, mostrando que é daqueles materiais que os peixes e outras espécies se alimentam actualmente devido à poluição dos mares.

O vídeo foi lançado no Dia Mundial dos Oceanos em 2018 e recebeu uma medalha de ouro no Lisbon International Advertising Festival. Segundo a Equipa Criativa do Projecto, irão ser lançados mais vídeos desta campanha com um carácter mais educativo e direccionado aos pescadores e a todos aqueles que vivem do mar, que se espera serem os primeiros aliados na luta contra a poluição dos oceanos.

A categoria “Arte Electrão” procura projectos que, como este vídeo, sensibilizem para a problemática do plástico dos oceanos, estes poderão ser uma obra de arte, uma instalação, ou um filme. Se és criativo e tens uma ideia que pode ajudar a mudar comportamentos, candidata-te à Academia Electrão!

30 abril 2019