Academia Electrão

Parley for the Oceans e Corona defendem os oceanos

Parley for the Oceans e Corona defendem os oceanos

A Parley for the Oceans e a Corona encontram-se a desenvolver acções em vários âmbitos com o objectivo último de proteger os oceanos e as suas espécies da poluição, especialmente de plásticos. Já aqui apresentámos as camisas havaianas que alertavam para esta problemática.

Desta vez, a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, foi alvo duma acção de sensibilização que pretende alertar todos os que lá passem para a necessidade de adoptar melhores comportamentos de forma a proteger a praia que tanto gostam. A acção materializou-se com a colocação de um muro com 15 metros de comprimento e 2 metros de altura que bloqueou a entrada na praia. O muro foi inteiramente feito com plásticos retirados da própria praia em apenas 3 dias. Foi também dinamizada uma palestra que apresentou a causa do problema, mostrando o papel que cada um tem para alterar o cenário negativo quanto à poluição marítima pelo plástico. Até ao fim do ano os promotores pretendem realizar mais acções de consciencialização na praia, que incluirá limpezas do areal.

No contexto da Academia Electrão, esta acção seria enquadrável na categoria Mobilização Electrão.

Por ocasião do Dia Mundial da Terra, a mesma parceria lançou um vídeo de animação que ilustra a ameaça que o plástico é para as espécies marinhas. Neste vídeo, produzido pelo reconhecido animador americado Adam Pesapane (PES), é possível observar o esqueleto de uma tartaruga que tinha vários pedaços de plástico dentro do estômago. Estes mesmos plásticos como que “ganham vida” e formam um peixe que deveria ter sido o animal ingerido pela tartaruga ao invés de plástico. O “peixe” acaba por ser uma oportunidade de alimento para uma gaivota, que é salva por uma pessoa que a impede de o ingerir.

Esta animação seria um potencial projecto candidato à categoria Arte Electrão da Academia Electrão.

Aproveita estas ideias para te inspirares e candidata os teus próprios projectos e ideias à próxima edição da Academia Electrão! O júri está a determinar os vários vencedores, que serão anunciados brevemente! Fica atento!

 

08 julho 2019