A Academia Electrão é um projecto do Electrão - Associação de Gestão de Resíduos que pretende contribuir para que o objectivo da economia circular se realize no âmbito dos vários tipos de resíduos que gerimos: embalagens, equipamentos eléctricos e pilhas.
A Academia Electrão é um concurso em que todos podem participar: universidades, empresas, indivíduos.
Queremos projectos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento da economia de uma forma sustentável.
O Electrão, é responsável pela recolha e encaminhamento para tratamento e valorização de mais de 400 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (PA), gerados em Portugal.
Em 2018 o Electrão tornou-se a única entidade gestora em Portugal que pode oferecer um serviço de gestão de 3 fluxos de resíduos: equipamentos eléctricos, pilhas e embalagens.
A Academia Electrão irá premiar projectos relacionados com a inovação, a gestão sustentável e a sensibilização e comunicação.
Um contentor, uma aplicação digital, um novo portal, uma nova forma de reciclar ou reutilizar, uma campanha de comunicação…são projectos que sujeitos à avaliação de um júri podem vir a ganhar um prémio.
No âmbito destes projectos estão abrangidos todos os resíduos geridos pelo Electrão (embalagens, equipamentos eléctricos e pilhas).
Consulta as categorias a que podes concorrer, vê o regulamento e junta-te a este movimento .
Arte Electrão
Com o tema “Os plásticos nos oceanos“
Projectos artísticos que envolvam a comunicação sensibilização e formação sobre a temática dos plásticos nos oceanos.
Contentorização electrão
Nesta categoria pretendem-se projectos relacionados com a contentorização de resíduos, promovendo a eficácia no armazenamento e transporte.
Valorização Electrão
Os projectos candidatos a este Prémio deverão abordar os desafios e oportunidades da valorização, nomeadamente através da reciclagem e da reutilização, nas suas vertentes técnica, de mercado, design e artística.
Digital electrão
Aplicações digitais que promovam o aumento da eficiência dos processos operacionais, e de sensibilização, comunicação e educação dos cidadãos, por via da digitalização.
mobilização electrão
Campanhas que promovam a responsabilidade social e ambiental, com foco nos fluxos específicos de equipamentos eléctricos, pilhas e acumuladores e embalagens usadas.
A Academia Electrão irá atribuir prémios no valor máximo de 20.000 euros.
4.000 euros por cada categoria.
Os projectos são seleccionados pelo júri da Academia Electrão e os valores de cada prémio individualmente serão definidos a cada edição.
O Júri será composto por personalidades reconhecidas do panorama nacional que, pelo seu currículo, demonstram competências de excelência para avaliar as candidaturas e definir os projectos a premiar no âmbito da Academia Electrão.
O Júri da segunda edição é constituído por:
Graça Martinho
Professora Agregada FCT NOVA
Fernanda Margarido
Professora Associada TÉCNICO LISBOA
Jorge Delgado
Especialista em Tecnologias de Informação
Vera Norte
Fundadora e Partner, Communicatorium