Como Alterar Suas Configurações de DNS para Aumentar a Velocidade

Ao longo das últimas duas décadas, o desenvolvimento tecnológico melhorou significativamente as velocidades da internet. Conexões de banda larga e fibra óptica criaram redes ultrarrápidas onde mídias de alta definição podem ser carregadas em apenas alguns segundos.

Isso não significa que não há espaço para melhorias. A mudança das configurações de DNS é frequentemente citada como uma das maneiras mais fáceis de otimizar a velocidade da sua internet. Então, vamos entender como o DNS funciona e como alterar suas configurações de DNS.

O que é DNS?

Quando você digita a URL de um site no seu navegador, ela precisa ser traduzida para o endereço IP do site para enviar e receber dados. O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é o equivalente digital de uma agenda telefônica, fornecendo um número (endereço IP) para um nome dado (URL).

Se você tentar acessar um site que não está em cache, seu servidor DNS solicitará a entrada de outro servidor. Seu servidor DNS padrão provavelmente é fornecido pelo seu ISP e não é garantido que seja o servidor de melhor desempenho.

Como sua localização afeta a velocidade do DNS?

A infraestrutura que suporta a internet é uma série de cabos de cobre e fibras ópticas conectando servidores em todo o mundo. Os dados são transportados por esses cabos na forma de ondas eletromagnéticas, com velocidade limitada à velocidade da luz. Embora não possamos fazer nada para aumentar essa velocidade, podemos reduzir a distância que essas ondas precisam percorrer.

Se um servidor DNS estiver localizado longe de você, a sua velocidade de navegação será afetada. No entanto, a realidade da internet é mais complicada do que simples cálculos de distância poderiam fazer você acreditar. O Google Public DNS é uma das alternativas de servidor DNS mais populares e usa dois endereços IP (8.8.8.8 e 8.8.4.4).

Esses são conhecidos como endereços anycast, com vários servidores em todo o mundo respondendo a solicitações desses endereços. Os servidores que respondem às solicitações variam ao longo do dia, dependendo das condições da rede e do tráfego. Apesar de retornar suas consultas a partir de servidores em todo o mundo, ele é consistentemente classificado como um dos servidores DNS mais rápidos.

Eles conseguiram isso trabalhando com Redes de Entrega de Conteúdo (CDNs) para anexar dados de localização às solicitações de DNS. Na maioria dos casos, se você usar um servidor DNS canadense, as CDNs assumem que você está no Canadá. Isso impacta as velocidades de carregamento, e o conteúdo que você vê será otimizado para um público canadense. As CDNs são essenciais para o funcionamento da internet. Google e OpenDNS anexam seu endereço IP às solicitações de DNS. Isso significa que os dados são carregados a partir de um servidor local para você, melhorando sua velocidade geral da internet.

Alterar o DNS aumenta a velocidade?

Ao planejar uma viagem com o Google Maps, você é apresentado a várias opções de viagem diferentes. Algumas rotas levarão menos tempo, mesmo que cubram uma distância maior. Isso pode ser devido a muitos fatores, como tráfego, mudanças de transporte e velocidade média.

Ao selecionar um servidor DNS para aumentar suas velocidades de internet, você enfrentará uma gama semelhante de fatores. Escolher o caminho mais vantajoso é conhecido como otimização de rota. Alguns servidores DNS, como os fornecidos pelos ISPs, experimentarão tráfego intenso, especialmente durante os horários de pico.

É aqui que uma ferramenta como o Namebench do Google é útil. Ela oferece um teste de velocidade gratuito para ajudar você a encontrar o DNS mais rápido para otimizar sua velocidade de internet. O Namebench analisa sua conexão e recomenda os melhores servidores DNS explicitamente adaptados a você.

Além disso, o DNS não determina apenas a velocidade. Você pode escolher um provedor de DNS específico para melhorar sua segurança online.

Provedores de DNS alternativos

Embora o seu ISP provavelmente tenha seu próprio servidor DNS, provavelmente não é a opção mais rápida disponível. Em vez disso, você vai querer mudar as configurações de DNS do seu sistema operacional. Existem vários provedores de DNS alternativos, incluindo Google DNS, OpenDNS, Cloudflare DNS e Quad9. Comparamos o Google DNS e o Cloudflare DNS para ver qual provedor oferece os resultados mais rápidos, mas você experenciará um aumento de velocidade e segurança ao mudar do seu DNS padrão para qualquer um desses provedores alternativos.

Listei abaixo os endereços DNS para cada opção para que você possa inseri-los no sistema operacional que utiliza.

Endereços DNS IPv4

  • Google DNS: 8.8.8.8, 8.8.4.4
  • Cloudflare IPv4: 1.1.1.1, 1.0.0.1
  • OpenDNS: 208.67.222.222, 208.67.220.220
  • Quad9: 9.9.9.9, 149.112.112.112

Endereços DNS IPv6

  • Google DNS: 2001:4860:4860::8888, 2001:4860:4860::8844
  • Cloudflare IPv6: 2606:4700:4700::1111, 2606:4700:4700::1001
  • OpenDNS: 2620:119:35::35, 2620:119:53::53
  • Quad9: 2620:fe::fe, 2620:fe::9

Como alterar as configurações de DNS no Windows 10 e Windows 11

Para mudar seu DNS no Windows 10:

  • Pressione Win + X para abrir o Menu do Usuário Avançado e selecione Conexões de Rede.
  • Em configurações avançadas de rede, selecione Alterar opções do adaptador.
  • Na nova janela exibindo seus dispositivos de rede disponíveis, clique com o botão direito no dispositivo conectado à internet e selecione Propriedades.

Para mudar seu DNS no Windows 11:

  • Pressione Win + X para abrir o Menu do Usuário Avançado e selecione Conexões de Rede.
  • Selecione Configurações avançadas de rede > Mais opções de adaptadores de rede.
  • Na nova janela exibindo seus dispositivos de rede disponíveis, clique com o botão direito no dispositivo conectado à internet e selecione Propriedades.

A partir daí, o processo de alteração das configurações de DNS é o mesmo para Windows 10 e Windows 11.

Destaque o Protocolo de Internet Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades. Em seguida, navegue até a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS. Agora, insira um dos endereços IP da seção acima, dependendo do provedor de DNS que você deseja usar. Uma vez inseridos, clique em OK para salvar essas configurações.

Você será retornado ao menu de Propriedades. A partir daqui, selecione Protocolo de Internet Versão 6 (TCP/IPv6) e clique em Propriedades. Repita o processo para os servidores DNS IPv6. Clique em OK para salvar suas configurações de DNS IPv6.

Depois, você pode fechar todas as janelas de configurações e voltar à navegação normal na internet. Uma vez que você confirma essas configurações, você começará a usar seus novos servidores DNS.

Como alterar as configurações de DNS no macOS

Para mudar seu DNS em um dispositivo macOS:

  • Abra as Preferências do Sistema.
  • Em seguida, clique em Rede > Avançado.
  • Nesta página, navegue até a aba DNS.

Diferente do Windows, você pode facilmente adicionar e remover servidores DNS usando os botões + e – na parte inferior esquerda da janela. Depois de clicar no ícone +, você pode inserir o endereço IP do provedor desejado.

Assim como no Windows, uma vez que você confirma suas configurações, começará a usar seu novo provedor de DNS.

Como alterar as configurações de DNS no Linux

Agora, como existem muitas distribuições diferentes de Linux, o método para alterar suas configurações de DNS varia. Você também pode escolher entre mudar as configurações usando a GUI do Linux ou a linha de comando. Já cobrimos anteriormente como alterar suas configurações de DNS no Linux em GNOME, KDE e usando o terminal, bem como como alterar suas configurações de DNS no Ubuntu.

Como alterar as configurações de DNS no ChromeOS

O ChromeOS do Google tem milhões de usuários em todo o mundo, cortesia de sua instalação em cada Chromebook. É uma tarefa relativamente simples alterar as configurações de DNS no ChromeOS.

Vá para Configurações > Segurança e Privacidade.

Encontre a configuração Usar DNS seguro e ative-a.

Agora, selecione a opção Com, e use o menu suspenso para selecionar Cloudflare (1.1.1.1) ou insira um DNS personalizado.

Suas novas configurações de DNS funcionarão em qualquer rede à qual você conectar seu Chromebook.