Academia Electrão

Colecção de ténis do Lidl com plástico reciclado

Colecção de ténis do Lidl com plástico reciclado

A cadeia de supermercados Lidl lançou uma colecção de sapatilhas feitas com plástico reciclado. A componente têxtil de cada par de sapatilhas contém 25% de tecido produzido com embalagens recolhidas em praias, ilhas e zonas costeiras da Ásia. Os restantes 75% de tecido são provenientes de garrafas recolhidas e recicladas de forma habitual, ou seja, através dos ecopontos e processos de tratamento que permitem voltar a colocar o material nos circuitos de produção.

Todas as embalagens são limpas, prensadas e trituradas para dar origem ao tecido com o qual é fabricado o calçado. Uma sapatilha permite reciclar entre 11 a 16 garrafas, aproximadamente. Estas sapatilhas desportivas estão disponíveis em diversos tamanhos e três cores diferentes (rosa, cinzento e preto).

Mas o Lidl não se limitou a inovar no calçado! A colecção Seacell é uma inovadora linha de lingerie, a qual recorre à utilização de algas marinhas como matéria-prima. O Lidl afirma que a produção é ecológica, ocorrendo em circuito fechado e sem libertação de químicos.

Para além das sapatilhas e lingerie inovadoras, em 2018 o Lidl assumiu o compromisso de reduzir o consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025. Igualmente, definiram como meta que até essa data todas as embalagens de marca própria seriam recicláveis. Estas iniciativas encontram-se vinculadas na estratégia internacional do Lidl, Reset Plastic, que assenta em cinco áreas de acção: do design à reciclagem e remoção, até à inovação e educação.

29 outubro 2020