Academia Electrão

Máscaras portuguesas feitas de plástico reciclado

Máscaras portuguesas feitas de plástico reciclado

A Skizo é uma start up portuguesa que transforma plástico recolhido nos oceanos em calçado, malas e, mais recentemente, em máscaras reutilizáveis. Os artigos são produzidos em Portugal, de forma tradicional e manual. Com uma forte componente social associada, a Skizo trabalha com pescadores do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico que removem o plástico do oceano.

Os ténis são produzidos de forma personalizada por encomenda, sendo que não existe stock dos produtos. Cada par é produzido com, aproximadamente, 36 garrafas de plástico. Para além do calçado, a empresa produz igualmente malas que, dependendo do modelo, podem incorporar entre 9 e 24 garrafas de plástico retiradas do oceano.

Devido à pandemia de Covid-19, a Skizo foi desafiada a reinventar-se, começando a produzir máscaras de uso comunitário certificadas. As máscaras são compostas por 56% de fio produzido com plástico retirado do oceano e 44% de algodão. Cada máscara comunitária equivale a 2 garrafas de plástico, aproximadamente. A partir de setembro, a empresa começou também a produzir máscaras para uso profissional, as quais equivalem à utilização de aproximadamente 5 garrafas de plástico por máscara.

Desde a sua fundação, em março de 2019, a Skizo conta com o apoio de mais de 500 pescadores, que já foram responsáveis por remover quase uma tonelada de plástico dos oceanos, o equivalente a mais de 28 mil garrafas de plástico.

Descobre mais sobre a Skizo aqui!

26 novembro 2020