As pilhas usadas são um resíduo perigoso, já que entre os seus componentes se incluem elementos nocivos, como o chumbo e o cádmio, que podem causar impactes negativos a nível ambiental e de saúde publica. Por este motivo, é importante que as pilhas usadas sejam devidamente recolhidas e encaminhadas para reciclagem.
O Electrão, considerando a sua responsabilidade de assegurar a recolha e reciclagem destes e outros resíduos e contribuir nos esforços para evitar os seus impactes ambientais, lançou uma nova iniciativa: um serviço diferenciador de recolha de pilhas e baterias usadas, que será assegurado pela CTT Expresso, garantindo a recolha num prazo de 48h.
Para usufruírem deste serviço, os interessados (empresas, organismos públicos, associações e outras instituições) apenas necessitam de efectuar o registo no site do Electrão e pedir o Porta-Pilhas Electrão, a caixa preparada para acondicionamento destes resíduos. Quando o Porta-Pilhas Electrão estiver cheio deve ser realizado o pedido de recolha ao Electrão.
São diversos os esforços do Electrão para aumentar a oferta dos locais aptos para o encaminhamento para reciclagem destes resíduos. Como resultado, existem em Portugal mais de 3.000 locais onde podem ser depositadas as pilhas usadas. Podes consultar os locais perto de ti aqui: www.ondereciclar.pt
Se também tens uma ideia que pode ajudar o Electrão a melhorar a sua capacidade de recolha de resíduos de pilhas e baterias, equipamentos eléctricos e electrónicos ou embalagens usadas, candidata-te à Academia Electrão!
27 novembro 2020