Academia Electrão

Projectos universitários de gestão dos resíduos

Projectos universitários de gestão dos resíduos

Universidades no Reino Unido estão a desenvolver projectos para melhorar a gestão dos resíduos de plástico

No Reino Unido, 10 universidades receberam financiamento do UK Research and Innovation para implementarem sistemas inovadores de gestão de embalagens de plástico.

Os projectos incluídos são diversos e diferenciadores. Por exemplo, a Universidade de Lancaster, está a desenvolver um projecto com foco no comportamento dos consumidores de embalagens de plástico alimentares. Este projecto pretende estudar como é que este tipo de embalagens é utilizado no dia-a-dia pelas pessoas e, com uma análise holística, pretende colmatar a lacuna existente nas abordagens dos produtores em relação ao uso deste tipo de plástico.

Já a Universidade de Liverpool apresentou um projecto que visa entender como o plástico de utilização única se altera durante os processos de reciclagem. Ao aprofundar o conhecimento sobre a viagem dos resíduos plásticos até se transformarem num novo produto, este estudo poderá representar um contributo nos esforços para diminuir a perda destes materiais durante todo o processo.

Outro dos projectos seleccionados é liderado pela Universidade de Brunel, com o objectivo de criar circuitos de gestão de resíduos que permita a separação entre os materiais de alta qualidade para posterior utilização no sector alimentar dos plásticos não próprios para este fim. Já a Universidade de Strathclyde está a trabalhar num projecto para optimizar o uso de plásticos compostáveis em várias aplicações de embalagens para o sector alimentar.

Esta iniciativa no Reino Unido é um exemplo de como o desenvolvimento e implementação de projectos relacionados com resíduos e novas soluções de embalagens é uma tendência em crescimento nas instituições universitárias.

Neste sentido, a Academia Electrão desafia as Universidades portuguesas, os seus docentes e os alunos a desenvolverem ideias de projecto e a efetuarem a sua candidatura até maio de 2021.

30 novembro 2020