Academia Electrão

SMART vence concurso da Web Summit

SMART vence concurso da Web Summit

O SMART, projecto português composto por um grupo de investigadores nacionais, venceu o concurso “AI Moonshot Challenge” na sua primeira edição. Este desafio da Web Summit pretende identificar ideias inovadoras e soluções que integrem tecnologias de computação, dados de satélite e inteligência artificial para combater as alterações climáticas. O prémio de 500 mil euros será direccionado para o desenvolvimento de um projecto que luta contra a poluição nos oceanos.

Este projecto a ser desenvolvido pela SMART caracteriza-se por combinar inteligência artificial e princípios das leis da física, com o objectivo de produzir uma série de modelos remotos de previsão e simulação da aglomeração de plástico nos oceanos. Os investigadores anunciaram a utilização de dados de satélite, do programa Copernicus, para estabelecer as frequências adequadas para detectar plástico em massas de água. Os dados do programa Copernicus são benéficos já que permitem encontrar soluções de larga escala, sobretudo para problemas relacionados com as alterações climáticas.

Segundo Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a detecção remota de plásticos nos oceanos, utilizando imagens de satélite e outros sistemas inteligentes, será uma ferramenta necessária e indispensável que contribuirá para um futuro mais sustentável. Igualmente, o Ministro salientou que prémios deste tipo estimulam novas e necessárias actividades de investigação em Portugal.

O plástico é um problema global que requer soluções inovadoras e eficientes, para o qual devemos lutar em conjunto. Se também tens um projecto ou ideia para combater esta problemática, por exemplo relacionado com o fluxo de resíduos de embalagens de plástico, candidata-te à Academia Electrão!

30 dezembro 2020