Academia Electrão

Samsung desenvolve comando ecológico

Samsung desenvolve comando ecológico

As novas televisões Samsung vão ser acompanhadas por um novo comando desenhado pela marca com o intuito de ser ecológico. O “Eco Remote Control” é fabricado utilizando 28% de plástico reciclado, contribuindo para um dos objectivos da empresa: reduzir a quantidade de resíduos plásticos gerados por ano.

Mas não é apenas a integração de plásticos reciclados que faz com que este comando seja mais ecológico, visto que também conta com uma bateria que, segundo a marca, dura 7anos. Esta bateria interna foi produzida visando a sua duração prologada equivalente ao tempo de vida médio da própria televisão.

De forma preventiva, o comando conta com uma porta USB-C que permite que possa ser carregado, caso seja necessário. Adicionalmente, na parte de trás, conta com um painel de células solares que permitem carregar a bateria interna. Esta nova tecnologia evita a necessidade de utilização de pilhas descartáveis, as quais são substituídas com frequência e, quando chegam ao fim do tempo de vida útil, são um resíduo perigoso.

A Samsung Portugal, aderente Electrão, está a ser reconhecida pelas iniciativas de responsabilidade social e ambiental que tem desenvolvido. Para além do comando ecológico, a Samsung tem divulgado esforços para eliminar as tintas à base de óleo nos seus produtos e utilizar embalagens ecológicas.

Para as embalagens, a Samsung estabeleceu uma parceria com a Dezeen (uma revista de arquitectura e design) para criar o concurso “Out of the box”, o qual desafiou os participantes a criarem objectos decorativos inovadores com as embalagens e caixas das televisões. Estas soluções e ideias são disponibilizadas aos consumidores mediante um código QR, obtendo instruções de como as realizar.

12 janeiro 2021