Academia Electrão

Restart Project. Don´t despair, just repair!

Restart Project. Don´t despair, just repair!

O projecto Restart é uma iniciativa baseada na cidade de Londres, no Reino Unido, que surgiu em 2013 com o objectivo de lutar contra os problemas relacionados com o e-waste.

Esta organização é responsável pela preparação e realização das chamadas “Restart Parties” - eventos onde as pessoas aprendem a reparar os seus aparelhos eléctricos e electrónicos. O objectivo principal destes eventos é reunir pessoas com diversos conhecimentos para que troquem e partilhem as suas skills. Os participantes aprendem a arranjar todos os tipos de aparelhos que se encontram em casa, como por exemplo, telemóveis, tablets, torradeiras e batedeiras.

Para além das “Restart Parties” esta organização trabalha em conjunto com escolas e outras organizações na valorização e promoção da correcta utilização dos aparelhos eléctricos e electrónicos.

A organização recolhe também informação, como dados e opiniões, sobre os diversos equipamentos com a finalidade de exigir aos produtores que melhorem a concepção dos seus produtos, tornando-os mais reparáveis e mais sustentáveis.

Desde 2012, a equipa do Restart Project apresenta-se em diversos eventos e festivais em todo o Reino Unido, com o intuito de sensibilizar sobre a problemática do e-waste e convidar as pessoas a pôr as mãos a obra.

Ficaste com curiosidade sobre esta iniciativa? Consulta aqui o site para descobrir tudo o que esta organização faz. Quem sabe, pode servir de inspiração para começares teu próprio projecto e realizar a tua candidatura à Academia Electrão!

17 março 2021