Academia Electrão

Livros:ferramentas de sensibilização e mobilização

Livros:ferramentas de sensibilização e mobilização

As crianças e adolescentes são o futuro e, como tal, o que aprendem e praticam pode definir um futuro melhor. Neste sentido, existe uma necessidade de as educar a respeitar todos os seres vivos e cuidar do nosso planeta.

Uma forma de promover a educação e consciência ambiental é através de livros que despertam e elucidam para determinado problema. É o que se sucede com a “A Estranha Ilha Flutuante” e “Plasticus Maritimus – uma espécie invasora”: dois livros infantis que alertam para os problemas provocados pela poluição nos ecossistemas marinhos e que pretendem contribuir para a mudança de comportamentos.

Escrito por Ana Luísa Carrola, “A Estranha Ilha Flutuante” é uma história que pretende despertar nas crianças a noção de que é possível mudar e de que elas representam um elemento-chave nessa mudança. No livro são descritas as aventuras de Mia, que descobre que o plástico é uma ameaça à vida marinha.

Por sua vez, o livro “Plasticus Maritimus – uma espécie invasora”, de Ana Pêgo, é considerado um guia de exploração para os leitores, incluindo várias ilustrações para orientar atividades ao ar livre. Neste livro é nomeada uma nova espécie invasora nas praias – o plástico. O livro incentiva a sua identificação, recolha e eliminação durante as explorações na praia.

Estes livros são exemplos de ferramentas de comunicação que se podem candidatar à Academia Electrão nas categorias de sensibilização e mobilização. Se também tens uma ideia ou um projecto nesta área, não esperes mais e candidata-te! Podes fazê-lo até 14 de Maio de 2021!

31 março 2021