Academia Electrão

Incorporação de plástico reciclado : mundo da moda

Incorporação de plástico reciclado : mundo da moda

A incorporação de materiais reciclados em novos produtos é um dos princípios da economia circular. São diversos os sectores que se encontram a testar e lançar produtos com incorporação de materiais reciclados com o intuito de apostar na economia circular e desenvolvimento sustentável.

O sector têxtil e da moda é um deles, onde nos últimos anos têm sido apresentados vários produtos produzidos com materiais reciclados como o plástico.

Neste artigo apresentamos duas marcas do mundo da moda que querem contribuir para uma economia mais circular: a Vans e a Wetheknot.

A VANS, marca americana globalmente conhecida, anunciou o seu compromisso para utilizar materiais 100% regenerativos, renováveis ou reciclados até 2030. Estes materiais referem-se ao algodão, à borracha, à pele e ao poliéster, todos eles utilizados para produzir o calçado e peças de roupa da marca. Mais especificamente, a Vans compromete-se a utilizar 50% poliéster reciclado até 2025.

A Wetheknot é uma marca portuguesa que lançou recentemente a sua colecção “what if”. As peças encontram-se alinhadas com estilos minimalistas, produzidas em Portugal utilizando produtos orgânicos e poliéster reciclado. Esta nova colecção foi inspirada na realidade actual em que vivemos, onde a maioria do nosso tempo é passado em casa, ou seja, são peças de roupa de conforto e funcionalidade.

Se tens alguma ideia ou projecto que resulte na valorização de embalagens de plástico como material para ser integrado em novos produtos, candidata-te à Academia Electrão!

26 abril 2021