Academia Electrão

“Uma dieta sem plásticos”

“Uma dieta sem plásticos”

De 3 de Maio a 13 de Junho decorre “Uma dieta sem plásticos”. Uma campanha integrada na Green Week da União Europeia que procura contribuir para uma mudança de comportamentos de consumo, reduzindo a presença dos plásticos no dia-a-dia. Esta é uma campanha europeia que se foca em diversos produtos como peças de roupa, brinquedos, utensílios, acessórios e embalagens de alimentos ou materiais que entram em contacto com os alimentos.

Para além de Portugal, a campanha envolve outros países europeus, como Alemanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Letónia, Lituânia, Polónia, Sérvia, Suécia e Rússia.

O foco nos plásticos pretende sensibilizar e informar sobre os efeitos prejudiciais destes materiais no ambiente e na saúde humana, resultante da integração de aditivos e misturas de polímeros.

Para auxiliar os participantes, a campanha recomenda a utilização da aplicação Scan4chem, a qual permite aos seus utilizadores solicitar informações sobre a presença de substâncias perigosas nos produtos. Quantas mais pessoas solicitarem informações aos fabricantes e retalhistas, maior será a pressão que sentirão para disponibilizar essas informações e produzir bens sem substâncias perigosas.

Apesar desta campanha resultar na diminuição da presença do plástico, não se foca apenas na redução deste material, mas pretende incentivar as pessoas a procurarem alternativas mais seguras.

Esta iniciativa é um exemplo de um projecto que pode ser candidato no âmbito da categoria “Mobilização Electrão” da Academia Electrão.

07 maio 2021