Academia Electrão

Casas feitas de garrafas de plástico

Casas feitas de garrafas de plástico

A Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis da Nigéria está a construir casas utilizando garrafas de plástico.

Estima-se que uma casa possa incorporar cerca de 14 mil garrafas de plástico, que depois de preenchidas com areia vão compondo as paredes, sendo fixas através de um padrão de treliça e lama tradicional, que serve como cola.

Este projecto surge com o duplo objectivo de encontrar novas soluções para os resíduos produzidos e de disponibilizar casas com um custo um terço inferior ao das casas de construção tradicional. Segundo a equipa de projecto, as casas são duráveis e a construção será capaz de resistir a terramotos.

Adicionalmente, o projecto permite também oferecer oportunidades de emprego a jovens desempregados, que são responsáveis por encher as garrafas com areia antes de estas serem utilizadas para construir as paredes.

O potencial de dar uma nova vida às embalagens usadas permite que um projecto como o aqui apresentado seja enquadrável na Valorização Electrão. Também tens uma ideia para recuperar embalagens usadas? Então fica atento à próxima edição da Academia Electrão!

24 junho 2021