Academia Electrão

Processo para reciclar GEE de equipamentos usados

Processo para reciclar GEE de equipamentos usados

Investigadores da Universidade Nova de Lisboa apresentaram um novo processo que visa a reciclagem de gases com efeito estufa (GEE) encontrados nos equipamentos eléctricos de refrigeração e ar condicionado.

Estes gases, denominados gases fluorados, têm um impacto até 23 mil vezes superior ao do dióxido de carbono e podem permanecer na atmosfera durante 50 mil anos. Actualmente, o único processo aplicado para gerir estes gases é a incineração.

Assim, dois investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa criaram dois protótipos baseados em nanotecnologia, com o intuito de recuperar os gases fluorados presentes naqueles equipamentos usados. Segundo os ensaios laboratoriais realizados, ambos os protótipos demonstraram ser eficazes, conseguindo recuperar entre 70% a 80% dos gases com pureza superior a 98%.

Ambos os protótipos serão implementados em Portugal já em Outubro de 2021 numa empresa responsável por gerir resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.

Este novo processo de reciclagem de gases com efeito estufa presentes nos aparelhos electrónicos é um exemplo de projeto que consegue contribuir para a diminuição do impacto destes resíduos, podendo ser enquadrável na categoria “Valorização Electrão”.

27 setembro 2021