Academia Electrão

Carregador de telemóveis universal na UE

Carregador de telemóveis universal na UE

Uma proposta para uniformizar os carregadores dos telemóveis, tablets e consolas foi apresentada pela Comissão Europeia, como medida para reduzir os resíduos electrónicos. A possibilidade de criar um carregador universal está a ser discutida desde 2009, quando existiam 30 modelos distintos só no mercado europeu. Com a assinatura de um acordo voluntário entre os principais fabricantes passaram a existir apenas tês principais tipos de carregadores.

Contudo, chegou a altura de que apenas exista um tipo de carregador. Estima-se que esta medida consiga reduzir a quantidade de resíduos electrónicos em quase mil toneladas por ano, representando uma poupança de 250 milhões de euros por ano.

De momento, a proposta aguarda aprovação com o panorama a apresentar-se favorável. Após entrar em vigor, as marcas responsáveis pela produção dos carregadores têm um prazo de 2 anos para implementar esta mudança caso queiram continuar a comercializar os seus produtos na União Europeia.

Se tens uma ideia para reduzir os resíduos eléctricos e electrónicos, fica atento! A Academia Electrão pode ser a oportunidade para tornar o teu projecto real.

21 setembro 2021