Academia Electrão

Politécnico de Leiria aposta na impressão 3D

Politécnico de Leiria aposta na impressão 3D

O projecto CircularSeas, desenvolvido em Portugal pelo Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria (CDRSP), pretende promover a economia circular e reduzir o impacto ambiental nos oceanos.

O CircularSeas é um projecto internacional, que junta entidades da Irlanda, Reino Unido, França, Espanha e Portugal, com o objectivo de promover a Economia Verde Atlântica, permitindo a adaptação e diversificação das actividades económicas e reduzir o impacto ambiental no oceano.

Em Portugal, a ideia central do projecto passa pela recolha de lixo marinho, em Peniche, que posteriormente, são transformados em produtos inovadores e ecológicos. Entre os produtos obtidos encontram-se peças e componentes para as indústrias marítimas (como por exemplo, caixas para peixe ou moldes termoplásticos para barcos), mediante tecnologia de impressão 3D.

Para obter o melhor resultado final possível, os resíduos são separados, seleccionados, lavados e transformados num granulado para alimentar a impressão 3D.

Este projecto é um exemplo enquadrável na categoria “Valorização Electrão” mas também com uma componente de mobilização no âmbito da problemática dos plásticos nos oceanos.

14 setembro 2021