Academia Electrão

Jenny retirou 9 toneladas de plástico do Pacífico

Jenny retirou 9 toneladas de plástico do Pacífico

Ao longo dos últimos anos, Boyan Slat desenvolveu várias ideias de tecnologias com o objectivo de retirar o plástico dos oceanos. Para tal, formou a Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos com o objectivo de remover, até 2040, 90% do plástico flutuante nos oceanos.

O primeiro dispositivo da Ocean Cleanup foi lançado em 2018, contudo, sem grande êxito, visto que este se partiu durante as operações de limpeza no oceano. Após desenvolvimentos para tornar o dispositivo mais eficiente, em 2019 foi lançado um novo modelo, que conseguiu recolher grandes quantidades de plástico no oceano.

A persistência traz vitórias e, em Agosto de 2021, foi lançada a Jenny, o novo dispositivo da Ocean Cleanup, que conseguiu retirar 9 toneladas de plástico do oceano Pacífico, na ilha de plástico que ali se encontra.

A Jenny representa uma nova abordagem, simulando uma linha costeira flutuante que permite apanhar o plástico com um braço gigante que o canaliza para uma rede em forma de funil. Duas embarcações entram depois em acção, trazendo a corda até terra, enquanto a corrente natural do oceano empurra o lixo em direcção à rede flutuante. O plástico recolhido é posteriormente reencaminhado para reciclagem, sendo utilizado, por exemplo, na produção de armações de óculos de sol.

A Ocean Cleanup estima que serão necessárias, aproximadamente, 10 equipamentos iguais à Jenny, a operar durante 5 anos para limpar 50% da mancha de lixo do Pacífico.

21 outubro 2021