Academia Electrão

Malha – De resíduos de pesca a peças de decoração

Malha – De resíduos de pesca a peças de decoração

Juntar armadilhas e resíduos de pesca com o croché é hoje uma realidade e deu origem ao projecto “Malha”, que pretende criar objectos de decoração, como candeeiros e pequenas peças de decoração

O projecto nasceu pelas mãos de Beatriz Rosales que começou a fazer croché nos tempos livres e que, com o decorrer dos anos, começou a fazer pequenas peças de decoração. A artista decidiu então dar um propósito à sua arte integrando conceitos de sustentabilidade, o que a levou à ideia de juntar a paixão de fazer croché com os resíduos de artes de pesca, que constituem uma parte significativa dos resíduos que poluem actualmente as águas dos oceanos.

A Malha é um projecto que mantém a tradição e, ao mesmo tempo, se guia pelos princípios de uma economia circular ao reaproveitar os resíduos das artes de pesca. Esta iniciativa procura manter o equilíbrio dos ecossistemas e um mundo aquático sustentável, através de práticas como a reciclagem e reutilização dos resíduos das artes de pesca.

Ao alertar para a problemática do plástico nos oceanos, este projecto poderia ser enquadrado na categoria “Arte Electrão”. Se tens uma ideia que pretende chamar a atenção para este flagelo, fica atento!

10 novembro 2021