Academia Electrão

Traje açoriano e bolsas com plástico reciclado

Traje açoriano e bolsas com plástico reciclado

Nos dias de hoje cada vez mais empresas estão a adoptar os conceitos circulares nos seus produtos para tornar as empresas mais sustentáveis e eficientes. É o caso da Begs & Bags e da Planeta R.

Joana Ávila, CEO da empresa Begs & Bags, criou a colecção Azorean Hood, inspirado no no traje açoriano usado até meados do século XX, constituído por uma capa e capuz. Este conceito, que representou um símbolo de repressão para as mulheres daquela época, é agora reciclado por Joana Ávila, afastando a carga negativa em torno desta vestimenta e, ao mesmo tempo, servindo para alertar para a necessidade de proteger os oceanos. Este segundo objectivo é concretizado através da utilização do Seaqual, um filamento produzido através do upcycling de plástico marinho recolhido nos oceanos. O Seaqual é produzido por uma iniciativa com o mesmo nome que junta a acção de Organizações Não Governamentais, pescadores e comunidades locais, ajudando a limpar o lixo marinho dos nossos oceanos.

Deste projecto fazem também parte os livros “Begs & Amigos - O Início de uma Aventura no Mar dos Açores” e “Begs & Amigos – Uma Mini Aventura no Mar dos Açores”, que pretendem contar a viagem de um cachalote dos Açores ao Japão. Pelo caminho, o cachalote apercebe-se da ameaça que é o plástico e decide começar a apanhar o lixo com que se vai deparando. Destinado ao público jovem/adulto e a crianças, respectivamente, estes livros pretendem estimular o diálogo sobre a necessidade de conservação dos oceanos.

Já a Planeta R é uma loja ecológica, fundada por Maria Lopes que criou a marca em 2020, sempre com a perspectiva de ajudar o ambiente. Recentemente, esta empresa começou a implementar medidas sustentáveis que levaram à produção e comercialização de material escolar reciclado a partir de garrafas de plástico. A novidade mais recente são as bolsas de cintura produzidas com garrafas de plástico recicladas. Os produtos podem ser encontrados na loja online ou no espaço físico, localizado em Oeiras.

Se também tens uma ideia que permite dar uma nova vida a resíduos de embalagens, a equipamentos eléctricos ou pilhas usadas, então fica atento! A categoria “Valorização Electrão” integra este tipo de projectos e o teu poderá ser o próximo vencedor.

 

 

24 novembro 2021