Academia Electrão

A consciencialização ambiental a partir de casa

A consciencialização ambiental a partir de casa

Quando Greta Thunberg começou a fazer greve à escola e a sentar-se em frente do Parlamento sueco como forma de protesto pela falta de acções para combater a crise climática, provavelmente não imaginaria o impacto global que ia ter. Actualmente, devido à pandemia provocada pela Covid-19, os protestos decorrem online e a sua acção não fica por aqui.

De forma a chegar a um público mais alargado e que está confinado em suas casas, Greta criou as ‘Talks For Future’: conversas em formato Webinar com especialistas e activistas em ambiente e alterações climáticas. A primeira sessão contou com a presença de Naomi Klein (jornalista e ativista) e Diarmid Campbell-Lendrum (responsável do departamento de alterações climáticas da Organização Mundial de Saúde). Na última sessão realizada, Greta esteve à conversa com Sinan Eden (membro do movimento português ‘Empregos para o Clima’) e Hannah Martin (do ‘Green New Deal UK’). As sessões são transmitidas nas redes sociais (no YouTube, Twitter e Facebook do movimento) e decorrem à sexta-feira.

Esta é mais uma forma de despertar e consciencializar os jovens e a sociedade em geral para os desafios com que nos deparamos em consequência das alterações climáticas e como a nossa acção no presente pode ter impacto no futuro.

Na Academia Electrão, tens também a oportunidade de apresentar projectos que promovam a mobilização social e a responsabilidade dos cidadãos perante a sociedade e o ambiente, com foco nos fluxos específicos de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, pilhas e acumuladores e resíduos de embalagens.

Aproveita este tempo em casa para criar um projecto, por exemplo a nível da comunidade em que vives e candidata-o à Academia Electrão!

05 maio 2020