Academia Electrão

Reutilização de embalagens em Loop

Reutilização de embalagens em Loop

A vasta utilização de embalagens de uso único é um dos principais problemas ambientais que o planeta enfrenta actualmente. Para ajudar a resolver os aspectos da ‘vida descartável’ surgiu a Loop, que se associou a várias marcas permitindo que o consumidor mantenha a facilidade e acessibilidade a vários produtos mas com uma diferença considerável: as embalagens são todas reutilizáveis e recicláveis. Esta alteração levou a que as marcas fossem desafiadas a reinventar as suas próprias embalagens.

O sistema Loop é muito simples: o cliente adquire os produtos que deseja através do site da Loop, recebendo-os em casa na Loop Tote (a embalagem exterior que acondiciona os produtos adquiridos, feita com materiais duráveis e reutilizável). Após utilizar o produto, o cliente apenas tem de colocar a embalagem vazia na Loop Tote e agendar a recolha gratuita em sua casa. Recorrendo a tecnologia de ponta, a Loop limpa e higieniza as embalagens vazias que estarão prontas para serem reutilizadas.

Comparativamente com um sistema de retalho tradicional e de comércio electrónico, a partir de 10 utilizações as embalagens da Loop permitem reduções de 20% e 35% no potencial de aquecimento global provocado, respectivamente. O sistema da Loop apenas está disponível nos Estados Unidos da América, mas pode inspirar ao desenvolvimento de novos sistemas inovadores de promoção de reutilização por todo o mundo.

Se a Loop te inspirou e já estás com uma ideia com potencial, não a deixes na gaveta e candidata-te à Academia Electrão!

05 maio 2020