Academia Electrão

Livros promovem mudança de comportamentos

Livros promovem mudança de comportamentos

Os livros podem ser uma óptima fonte de inspiração para a adopção de comportamentos mais sustentáveis. Hoje apresentamos dois exemplos: ‘50 Ideias para te Livrares do Plástico’ e ‘Salvar o planeta começa ao pequeno-almoço’.

O primeiro, editado pela Booksmile, é direccionado para o público infanto-juvenil e apresenta um conjunto de práticas que os mais novos podem adoptar para fazer a diferença e ajudar o planeta. Dizer ‘não’ às palhinhas de plástico, ser o chefe da reciclagem em casa ou organizar uma festa de aniversário sem plástico são algumas das sugestões. Recheado de ilustrações para atrair os jovens leitores, as 50 ideas prometem despertar a vontade de arregaçar as mangas e libertar o planeta dos resíduos de plástico.

Já ‘Salvar o planeta começa ao pequeno-almoço’ é o nome do mais recente livro de Jonathan Safran Foer, que pretende ser um apelo urgente e impossível de ignorar que nos force a tomar consciência para o estado de emergência climática em que actualmente já vivemos.

Para além dos factos e números apresentados, o autor norte-americano pretende mostrar o efeito directo que estes têm nas nossas vidas e, ‘sobretudo, que cada um, individualmente, apesar da nossa humana relutância em mudarmos os nossos hábitos, pode fazer um mundo de diferença’.

Estes dois livros são exemplos de projectos que ao potenciarem a mobilização social e ao alertarem para a responsabilidade dos cidadãos perante a sociedade e o ambiente se poderiam candidatar à categoria ‘Mobilização Electrão’. Se também tens jeito para a escrita, inspira-te nos fluxos de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, pilhas e acumuladores e embalagens usadas e candidata-te à Academia Electrão!

30 junho 2020