Academia Electrão

Baleias ‘invadem’ praias portuguesas

Baleias ‘invadem’ praias portuguesas

Em 2019, o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra desenvolveu o projecto ‘Baleias Caça Plásticos’ para o município de Alcobaça, tendo construído e instalado uma baleia na praia de Paredes da Vitória. A estrutura foi construída com recurso a peças metálicas e redes de pesca, permitindo cumprir dois objetivos principais: sensibilizar todos os utilizadores da praia para o problema do plástico nos oceanos e orlas costeiras e funcionar como ponto de recolha de resíduos de plástico.

Ao longo dos meses de verão o Centro de Ciência Viva de Coimbra dinamizou várias atividades de sensibilização em vários locais como a praia de Paredes da Vitória e a praia de São Martinho do Porto, bem como organizou uma visita à ETAR de São Martinho do Porto.

O sucesso da iniciativa levou a que em 2020 o projecto regressasse às praias e com novidades! Para além de serem motivados a encher o interior da baleia com resíduos de plástico, os banhistas são convidados a identificar ‘quem vive na sua praia’, fotografando locais onde existam seres vivos de diferentes espécies; a descobrir o porquê da água do mar ter cores diferentes ao longo do dia; entre outras iniciativas.

Junto da baleia está disponível uma placa com QR code através do qual os utilizadores poderão aceder a páginas de sensibilização ambiental e outras atividades.

Este projecto recebeu o terceiro lugar no concurso de boas práticas promovido pela Blue Flag e pela Foundation for Environmental Education, na temática ‘poluição’. Estruturas semelhantes e também distinguidas neste concurso internacional marcaram presença em mais duas praias portuguesas: a praia da Tocha, em Cantanhede e a praia da Ilha de Tavira, em Tavira.

Se também tens uma ideia que pode contribuir para melhorar os comportamentos da tua comunidade, candidata-te à Academia Electrão na categoria Mobilização Electrão!

24 julho 2020