Academia Electrão

Julho: o mês em que dizemos não ao plástico

Julho: o mês em que dizemos não ao plástico

O “Plastic Free July” é uma iniciativa que pretende motivar os cidadãos a adoptar uma vida livre de resíduos de plástico. Esta campanha, criada por Rebecca Prince-Ruiz (fundadora da Plastic Free Foundation, em 2017), começou como uma pequena ação local no oeste australiano e, segundo os promotores, é actualmente “uma das campanhas ambientais mais influentes do mundo”. Em Julho de 2019, a participação ascendeu a 250 milhões de pessoas de 177 países, sendo que 90% das pessoas que participaram acabaram por adoptar mudanças que se tornaram hábitos diários e um modo de vida.

Na página oficial da “Plastic Free July” são apresentadas várias ideias e soluções que podem ser adoptadas em casa, nos locais de trabalho, nas escolas, na comunidade, bem como pelas entidades públicas locais.

Para “ajudar os cidadãos a “desplastificarem” a sua vida”, ao longo deste mês de Julho, a ZERO tem lançado diariamente na sua página de Facebook vários conselhos/desafios para ajudar na caminhada rumo a um estilo de vida mais sustentável. Para inspirar, deixamos aqui três dos desafios lançados:

  • Recuse palhinhas e se é algo que precisa ou aprecia, adquira uma palhinha reutilizável em metal e a escovilha para a limpar convenientemente;
  • Leve o seu almoço em recipientes reutilizáveis. Se recorrer a take away, procure levar os seus próprios recipientes bem como os seus talheres reutilizáveis;
  • Em contexto social utilize máscaras reutilizáveis e não utilize luvas (a OMS desaconselha o seu uso), poupando assim muitos recursos naturais que estão a ir para aterro ou a ser incinerados.

A Academia Electrão, ao premiar projectos relacionados com a inovação, gestão sustentável e sensibilização, comunicação e educação, com foco nos fluxos específicos de resíduos de embalagens, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e resíduos de pilhas e acumuladores, procura também apoiar um estilo de vida mais alinhado com o ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta. Por isso, se tens alguma ideia ou projecto que está enquadrado com estes objectivos, candidata-te até Maio de 2021!

31 julho 2020