Academia Electrão

Malas com materiais reciclados e biodegradáveis

Malas com materiais reciclados e biodegradáveis

A marca portuguesa Maria Maleta lançou recentemente uma nova colecção de bolsas, mochilas e carteiras produzidos com recurso a têxteis biodegradáveis, recicláveis e também materiais reciclados. “No Season” é o nome da colecção que segundo a marca pretende ser “anual e intemporal”, permitindo a fusão entre a pele e materiais de “nova geração”.

Já em 2019, a “Sustainable Collection” destacava a utilização de materiais sustentáveis como o tecido produzido através da reciclagem de garrafas de plástico PET, a pele vegetal (pele cuja curtimenta é feita apenas com produtos naturais) e o bio-couro (pele sem adição de metais e cujo tratamento melhora a sua biodegradabilidade).

Criada em 2013, a Maria Maleta procura desenhar produtos com diferentes texturas e padrões, permitindo a sua utilização de diversas formas. Assim, a marca acredita estar a contribuir para um consumo consciente por parte dos seus clientes, evitando a aquisição de vários produtos.

Com o intuito de promover a durabilidade dos seus produtos, a Maria Maleta oferece garantia vitalícia a todos os seus artigos feitos em pele. Para além disso, a marca disponibiliza o programa “Reuse”, onde é possível dar uma segunda vida a uma mala fora de uso (por exemplo, transformando-a numa bolsa), ou até mesmo receber um vale de desconto pela devolução de um produto, de onde serão recuperados os vários materiais.

Visita o site da Maria Maleta e fica a conhecer mais sobre esta marca com produção exclusiva em Portugal.

Por permitir a reintegração nos ciclos produtivos de resíduos de embalagens, este projecto é um potencial candidato à categoria Valorização Electrão. Se tens um projecto dentro deste âmbito, também o poderás candidatar à Academia Electrão. Não hesites!

29 setembro 2020