Já ouviste falar de smartphones recondicionados? São dispositivos em segunda mão mas com diversas vantagens que poderás conhecer neste artigo.
Os smartphones recondicionados passam por um processo de requalificação, o qual conta com várias etapas como a verificação do seu funcionamento, limpeza, e instalação de software original. Como resultado, surge um dispositivo como novo, confiável e que pode ser adquirido a um preço inferior ao artigo novo. Para além disto, as empresas que os comercializam normalmente oferecem garantias de 12 meses.
Ao permitir que grande parte dos materiais originais mantenha a sua utilidade, o recondicionamento destes dispositivos também contribui para os esforços da economia circular e o combate às alterações climáticas. Sabias que pelo menos 85% da pegada de carbono dos smartphones é resultado do seu processo de fabrico? E que apenas 1% dos consumidores efectivamente recicla os seus antigos telemóveis? Para resolver estas problemáticas, a comercialização de smartphones recondicionados apresenta-se como alternativa!
Sendo o processo de fabrico dos smartphones intensamente poluente, existe quem se preocupe pela possibilidade de recondicionamento dos smartphones desde a sua fase de desenho e fabricação. Um exemplo desta prática é a Fairphone, o qual já foi distinguido como o telemóvel mais sustentável do mundo!
O último modelo lançado, o Fairphone 3+, destacou-se por ser um telemóvel que contém dicas visuais, as quais ajudam na desmontagem do telemóvel, facilitando o seu recondicionamento. O processo pode até ser feito em casa, já que o fabricante disponibiliza guias de reposição e as peças necessárias no seu site.
Se também tens uma ideia que pode contribuir para prolongar o tempo de vida útil dos produtos, candidata-te na categoria Valorização Electrão!
28 outubro 2020